02-Lei do valor

A existência da produção mercantil condiciona a acção da lei do valor que é válida em todas as formações sócio-económicas onde existe a produção mercantil.

 

Segundo a lei do valor o trabalho social exprime-se no valor das mercadorias e a troca realiza-se conforme a quantidade de trabalho abstracto  socialmente necessário, materializado nas mercadorias trocadas.

A lei do valor nas condições de dominância da propriedade privada, dos meios de produção, cria a anarquia na produção e a concorrência entre os produtores.

Ao mesmo tempo a lei do valor exerce funções muito importantes na sociedade:

1 -A lei do valor contribui directamente para o desenvolvimento das forças produtivas e o aumento da produtividade do trabalho social;

2- A lei do valor funciona como regulador espontâneo na distribuição dos meios de produção e da mão de obra entre diferentes sectores da economia nacional. São estabelecidas determinadas proporções económicas que nunca são estáveis nas condições da propriedade privada;

3-A lei do valor conduz à maior diferenciação social na sociedade. Ao arruinamento de uns produtores mercantis e o enriquecimento de outros.

Isto é, esta lei contribui para o desenvolvimento das relações de produção capitalistas.

Valor e trabalho

O que é o valor de uma mercadoria? Como é que ele é determinado?

“ Como os valores de troca [exchangeable values]das mercadorias são apenas funções sociais dessas coisas e não têm absolutamente nada a ver com as qualidades naturais, temos de perguntar, em primeiro lugar: qual a substância social comum a todas as mercadorias? É o trabalho. Para produzir uma mercadoria, um certo montante de trabalho tem de ser posto nela ou aplicado nela. E não digo apenas trabalho, mas trabalho social. Um homem que produz um artigo para seu próprio consumo imediato, para ele próprio o consumir, cria um produto, mas não uma mercadoria. Como produtor que se sustenta a si próprio, não tem nada a ver com a sociedade. Mas, para produzir uma mercadoria, um homem não tem apenas de produzir um artigo que satisfaça alguma necessidade social, o seu próprio trabalho tem de ser parte integrante da soma total de trabalho gasto pela sociedade. Tem de estar subordinado à Divisão do Trabalho no interior da Sociedade. Não é nada sem as outras divisões do trabalho e, pela sua parte, é requerido para a integrar. *

Uma mercadoria tem um valor, porque é uma cristalização de trabalho social.

Os valores das mercadorias são directamente proporcionais aos tempos de trabalho empregue na sua produção e são inversamente proporcionais às forças produtivas do trabalho empregue.

Força de trabalho

O que o operário vende não é directamente o seu trabalho, mas a sua força de trabalho, transferindo para o capitalista a disposição temporária dela.

“O que é então, o valor da força de trabalho?

Como o de qualquer outra mercadoria, o seu valor é determinado pela quantidade de trabalho necessário para a produzir. A força de trabalho de um homem existe apenas na sua individualidade viva. Uma certa massa de meios de subsistência tem de ser consumida por um homem para crescer e manter a vida. Mas o homem, tal como a máquina, desgastar-se-á e terá de ser substituído por outro homem. Para além da massa de subsistência requeridos para a sua própria manutenção, ele necessita de outro montante de meios para criar uma certa quota de filhos que o hão-de substituir no mercado de trabalho e de perpetuar a raça dos trabalhadores.”**

Karl Marx – Obras escolhidas – edições Avante – Volume II – Pág  47 a 58.

18 respostas a 02-Lei do valor

  1. Some really choice content on this website, saved to fav.

  2. Tofes diz:

    Pode verificar que a fonte são os próprios clássicos. Neste caso o Manifesto Comunista de Marx.
    Edições Avante.

  3. Shaun Alix diz:

    Well I think you’re correct about this, but I’m not sure I see the point in the article. What was your intent for the audience? Who was this written for?

  4. Excellent feelings you have here.. I discovered splendid sem. Excellent thoughts you might have here..

  5. Tofes diz:

    Vou tentar colocar mais artigos.
    Mas o estudo destes temas tem de partir da iniciativa individual de cada um, aqui ficam algumas sugestões:
    Para um estudo básico introdutório do marxismo-leninismo, e para ser enriquecido a cada momento, o estudante deverá começar com o seguinte: “Manifesto Comunista” de Marx e Engels, “Socialismo Utópico e Científico” e “Discurso à Beira do Túmulo de Carlos Marx” de Engels (em “Obras escolhidas” de Marx, vol. IX); “Economia Política” de Leontiev, “Estado e Revolução” e “Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo” de Lénin, “18 Brumário de Luis Bonaparte” e “Guerra Civil na França” de Marx, “Fundamentos do Leninismo” de Stalin (os capítulos sobre a teoria e o Partido), “Frente Única Contra o Fascismo” de Dimitrov, e “Marxismo-Leninismo vs. Revisionismo”, de W. Foster e outros.

  6. could you increase the amount of your posts, i would like to read them more often. thanks. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

  7. Wow, fantastic blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your web site is wonderful, as well as the content!

  8. More Info diz:

    Great post, you’ve pointed out some great points, I besides believe this is a very fantastic web site.

  9. Heya i am for the first time here. I came across this board and I find It really useful & it helped me out a lot. I’m hoping to give one thing again and aid others like you helped me.

  10. After study a handful with the content in your internet website now, and that i genuinely such as your method of blogging. I bookmarked it to my bookmark web web site list and are checking back soon. Pls appear into my web site as effectively and tell me what you believe.

  11. I just want to tell you that I’m all new to blogs and honestly enjoyed you’re page. More than likely I’m going to bookmark your website . You absolutely come with tremendous articles and reviews. Kudos for sharing with us your blog.

  12. I simply want to say I am very new to blogs and truly loved your blog. More than likely I’m want to bookmark your site . You really come with remarkable posts. Thanks for sharing your web site.

  13. I simply want to mention I am just new to blogging and truly savored your web blog. Most likely I’m likely to bookmark your blog post . You really come with exceptional writings. Thank you for revealing your web site.

  14. i have been looking for something like that in google so that i found you. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

  15. excellent article, thanks very much for this information. happy to have found this post. it’s interesting. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s