15 – lugar do imperialismo na história.

Crise geral do imperialismo- duas particularidades:

Primeira parte:

Lenine na sua obra, caracterizou o imperialismo como fase particular do desenvolvimento do capitalismo, esta particularidade é tripla:

  1. Capitalismo monopolista;
  2. Capitalismo moribundo ou agonizante;
  3. Capitalismo parasitário e em putrefacção;

Por outras palavras – o imperialismo não é um novo modo de produção. Todas as leis características do capitalismo mantêm-se, assumindo um carácter particular.

Na primeira particularidade do lugar do imperialismo na história o carácter monopolista do capitalismo revela-se em todos os traços do imperialismo analisados por Lenine.

Os monopólios dominam as esferas da vida da económica, política e da sociedade.

Para provar isto Lenine expõe cinco formas de dominação dos monopólios:

  1. Concentração da produção e do capital;
  2. Fusão do capital industrial com capital bancário;
  3. Exportação de capitais;
  4. Partilha económica do mundo;
  5. Fim da partilha territorial do mundo entre as grandes potencias imperialistas.

Segunda parte:

A Putrefação do imperialismo significa incapacidade de aproveitar plenamente as forças produtivas existentes. Isto manifesta-se no crescimento do desemprego, na utilização incompleta da capacidade de produção, força de trabalho reduzida,  técnicas forçadas, espionagem industrial,- os monopólios preferem roubar os segredos dos outros monopólios em vez de pesquisarem.

A putrefação está ligada com o parasitismo do capitalismo monopolista e manifesta-se em primeiro lugar no capitalismo monopolista de estado.

O parasitismo também penetra em todas as classes e camadas sociais da sociedade burguesa. A oligarquia financeira desligada totalmente da produção. Os pequenos e médios empresários arruinados pelos monopólios passam a ser “rentier”- “Indivíduos que vivem do «corte de cupões», que não participam em nada em nenhuma empresa, e cuja profissão é a ociosidade”- * Os latifundiários. A classe operária dentro da qual nasce a aristocracia operária.

O parasitismo existe também nas relações internacionais em diversas formas-  Estado totalmente parasitários: Liechtenstein, população de 30 mil habitantes, tem registadas 36 mil companhias estrangeiras. Para este registo é necessário que um representante deste estado faça parte da direcção destas empresas. Suíça pode considerar-se país parasitário com depósitos bancários.

“Bandeiras de tolerância”- Libéria, Panamá, não tendo frotas permitem que barcos, de outros estados, utilizem a sua bandeira, pagando impostos mais reduzidos que os próprios países donde esses barcos são originários.

A terceira particularidade do imperialismo manifesta-se no agravamento da contradição económica fundamental do capitalismo; o monopólio significa a socialização absoluta dos meios de produção, assim aparecem as premissas objectivas da Revolução Socialista e a passagem ao modo de produção socialista.

“ O imperialismo é um degrau na escada da história” **

Além disso surgem também as premissas subjectivas; a consciencialização da classe operária. O Partido Marxista –Leninista.

*Lenine- Obras escolhidas – pag. 650 – Edições Avante- Volume  I

**Lenine – Obras escolhidas – Imperialismo Fase superior do capitalismo- edições Avante- Volume I

A essência e as etapas da crise geral do capitalismo, as particularidades da etapa actual.

A crise geral do capitalismo.

A essência da crise geral do capitalismo:

“ A crise geral do capitalismo é o período da directa queda do capitalismo em toda a sua escala e do nascimento da sociedade socialista”. *

A crise geral do capitalismo foi resultado do agravamento de todas as suas contradições, em primeiro lugar da sua contradição fundamental – entre o carácter social da produção e  a forma capitalista de apropriação –

A crise geral do capitalismo é um processo universal que abrange todos os aspectos da vida da sociedade capitalista ( económica, politica, ideologia) e todos os países que formam todo o sistema capitalista mundial.

Os traços principais da crise geral do capitalismo:

  1. A cisão do mundo em dois sistemas socioeconómicos em resultado da vitória da Revolução de Outubro. O Socialista e capitalista.
  • A consolidação e desenvolvimento das forças do socialismo conduzem ao debilitamento das posições do capitalismo, aprofunda a crise geral do capitalismo.
  • A contradição antagónica entre os dois sistemas socioeconómicos constituiu a principal contradição da época da crise geral do capitalismo.
  • A contradição aparece nas esferas – económica, política e ideológica.
  1. Crise do sistema colonial imperialista e o seu desmoronamento que culmina com destruição completa do antigo domínio colonial do imperialismo.
  2. Agravamento das contradições internas da economia dos países imperialista, a acentuação da sua instabilidade e putrefação.
  • Instabilidade da crise de crescimento;
  • Crises sociopolíticas;
  • Agravamento da crise da economia capitalista mundial;
  • Conflitos entre os grupos monopolistas entre países imperialistas – conduz à instabilidade económica, aprofunda a crise geral do capitalismo.
  1. Desenvolvimento da crise política e ideológica burguesa.
  • Cresce a luta entre forças monopolistas e antimonopolistas;
  • Acentua-se a luta de classes;
  • Cresce a influência ideológica da doutrina marxista-leninista.

Etapas da crise geral do capitalismo

1ª-Etapa da crise geral do capitalismo:

  • Começou a  I guerra mundial até à II guerra mundial – tentativa de salvar o capitalismo fascista-
  • Resultado da Revolução Socialista de Outubro; – aparecimento dos partidos Marxistas- Leninistas –
  • Capitalismo deixou de ser sistema social único.

O período entre as duas guerras é caracterizado pelo agravamento das contradições imperialistas ligadas à desigualdade do desenvolvimento dos países capitalistas.

2ª- Etapa da crise geral do capitalismo

  • Começou vinculada à II guerra mundial e continuou até à segunda metade dos anos 50.
  • Vitória da União Soviética na grande guerra pátria e o confirmação do regime democrático numa série de países da Europa e Ásia.
  • Nesta etapa ocorreram profundas transformações no movimento de libertação nacional dos povos das colónias.

Um traço característico da segunda etapa da crise geral do capitalismo foi o aprofundamento das contradições inter – imperialistas.

3ª- etapa da crise geral do capitalismo

  • Surgiu não em relação com a guerra mundial, mas no ambiente da emulação e da luta dos dois sistemas.
  • Em condições de confronto da política de coexistência pacífica – aplicada pelos países socialistas- e da politica imperialista com posições de força e de guerra fria.

Nesta altura o imperialista perde a iniciativa histórica e o papel de facto determinante no desenvolvimento dos acontecimentos mundiais. Este papel passa para sistema socialista que se transforma no factor decisivo do desenvolvimento da humanidade.

Conteúdo socioeconómico da 3ª etapa da crise geral do capitalismo.

  • Fenómenos e processos;
  • Mudanças qualitativas no sistema mundial socialista;
  • Vitória do socialismo na URSS;
  • Países democracia popular constriuiram bases do socialismo;
  • Vence a Revolução Socialista em Cuba;
  • Entre países do sistema socialista consolida-se a colaboração técnica – científica.
  • Tentando impedir o crescimento do poderio socialista o imperialismo continua a guerra fria;
  • Acrescenta a militarização da economia e a corrida aos armamentos.

O Imperialismo tenta consolidar as suas posições. Estimula o crescimento económico e aplica as conquistas do progresso técnico – científico pelos métodos monopolistas de estado.

“ O imperialismo é impotente para recuperar a iniciativa histórica que perdeu, de fazer voltar para trás o desenvolvimento do mundo actual. A via principal do desenvolvimento da humanidade, determina-o o sistema socialista mundial, a classe operária, todas as forças revolucionárias” **

Importante sintoma da 3ª etapa da crise geral do capitalismo foi o tempestuoso crescimento do processo de desmoronamento do sistema colonial do imperialismo.

Manifestação de várias crises na 3ª etapa.

  • Crise monetária. Ouro deixou de ser o equivalente universal. Estados Unidos conseguiram lançar sua moeda a nível mundial.
  • Crise energética – esgotamento dos recursos minerais em todo o mundo. Desmoronamento do sistema colonial imperialista. Crise agravada pelos próprios monopólios através dos preços.

*Lenine – Imperialismo fase superior do capitalismo- edições Avante.

**Conferência internacional dos Partidos Comunistas e operários em 1969

8 respostas a 15 – lugar do imperialismo na história.

  1. ugg sale diz:

    Very nice post and straight to the point. I am not sure if this is really the best place to ask but do you people have any ideea where to get some professional writers? Thx🙂

  2. suplementy diz:

    What could be more great compared to a fairly composed article on an fascinating topic that’s not merely appropriate but also made individuals who wish to come up with this? It may be. It is a personal site that mixes everything! Congrats!

  3. hi!,I like your writing very much! share we communicate more about your post on AOL? I require an expert in this space to unravel my problem. Maybe that is you! Looking forward to see you.

  4. Excellent beliefs you might have here.. I uncovered fine sem services. I enjoy you revealing your point of view..

  5. If I were the one having to write this content, all these readers would be disappointed. It is a very good thing you’re the writer and you bring fresh tips to us all. This is interesting.

  6. I simply want to say I am beginner to weblog and actually enjoyed you’re web-site. Very likely I’m want to bookmark your site . You amazingly come with fantastic stories. Cheers for revealing your web page.

  7. I simply want to tell you that I am just very new to blogs and actually enjoyed this web page. Likely I’m going to bookmark your site . You actually have amazing articles and reviews. Thank you for sharing with us your web-site.

  8. I simply want to mention I’m newbie to weblog and absolutely loved your web blog. Very likely I’m going to bookmark your site . You really come with outstanding writings. Thanks a bunch for sharing with us your web-site.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s