09-Surgimento e essência da consciência

Consciência como propriedade da matéria altamente organizada.

A Consciência é uma  função do cérebro humano, cuja essência consiste no reflexo da realidade. A consciência é uma propriedade da matéria altamente organizada.

A concepção materialista- dialéctica da consciência baseia-se no principio do reflexo. Reprodução psíquica do objecto no cérebro humano sob forma de sensações, percepções, representações e conceitos.

Reflexo – o produto da interacção é o reflexo. Reflexo é a propriedade geral da matéria. O reflexo é próprio à natureza orgânica, aos organismos.

A forma superior do reflexo é a própria pessoa. Reflectir é não só pensar como também sentir.

Pensamento é a forma mais alta do reflexo.

O nosso pensamento está relacionado com todos os acontecimentos que acontecem na natureza. O reflexo é reprodução por um objecto de alguns traços de outro objecto.

Na natureza inorgânica o reflexo tem carácter passivo( inorgânico- destruição das rochas através do vento por meio da erosão – a natureza morta não pode defender-se).

Orgânica -transformação das coisas ( mudança de cor nas plantas)

Só o homem age activamente no mundo, isto é, com um objectivo – esta particularidade  faz surgir  a consciência do homem.

Concepção idealista e religiosa, a consciência seria a manifestação de uma substância imaterial «a alma», independente da matéria em geral, e do cérebro humano em particular, dotada de existência autónoma, imortal e eterna.

Qualquer sistema idealista declarava a consciência, não somente independente da matéria, mas criadora de todo o mundo e dirigente do seu movimento e desenvolvimento.

Desenvolvimento da consciência no homem – desenvolveu-se  em intima ligação com a formação e desenvolvimento do cérebro e sob influência da actividade do trabalho e das relações sociais.

O cérebro ó órgão da consciência como forma do reflexo psíquico da realidade.

A consciência é secundária em relação à matéria. É a matéria que faz nascer a consciência. Consciência sem matéria não existe. A consciência é inseparável do cérebro humano.

Conforme sublinharam os fundadores do marxismo: ” a consciência nunca pode ser outra coisa do que o ser tornado consciente, e o ser dos indivíduos é o processo real da sua vida”

A consciência é um produto da actividade do cérebro humano. Ela só surge graças às influências sobre o cérebro, vindas do exterior através dos órgãos dos sentidos.

 Reprodução psíquica do objecto no cérebro humano sob a forma de sensações, percepções  representações e conceitos.

Concepção idealista e religiosa:

A consciência seria manifestação de uma substância imaterial «na alma» independente da matéria em geral, e do cérebro humano em particular, dotada de existência autónoma, imortal e eterna.

Qualquer  sistema idealista declarava a consciência não somente independente da matéria mas também criadora de todo o mundo e dirigente do seu movimento e desenvolvimento.

Desenvolvimento da consciência no homem:

Desenvolveu-se em íntima ligação com a formação e desenvolvimento do cérebro sob a influência da actividade do trabalho e das relações sociais.

Influências exteriores:A consciência é um produto da actividade cerebral; ela só surge graças às influências sobre o cérebro vindas do exterior através dos órgãos dos sentidos.

Órgãos dos sentidos: órgãos dos sentidos dividem-se em internos e externos- Externos; a vista, ouvido, olfacto,o paladar e o tacto. Internos; córtex cerebral.

A consciência, forma superior de reflexo psíquico do mundo objectivo:

Conceito de consciência: A consciência é uma propriedade da matéria altamente organizada. A consciência é a imagem subjectiva do mundo objectivo. Isto é, qualquer coisa de material, transformada, reelaborada na cabeça do homem.

O desenvolvimento da consciência ligada ao desenvolvimento –  o modo como a consciência existe, e como algo  existe para ela é o conhecimento.

O conhecimento: o aparecimento, funcionamento e desenvolvimento da consciência estão intimamente ligados à aquisição, pelo homem,  de conhecimentos acerca de determinados objectos e fenómenos.    O conhecimento é a actividade da consciência para reflectir o mundo circundante.

Marx- ” Uma coisa surge para a consciência na medida em que esta conhece essa coisa”

A Sensação:através da sensação estabelece-se a relação imediata do sujeito com a realidade objectiva. A sensação é o reflexo das diferentes propriedades dos objectos do mundo objectivo no momento da sua acção imediata sobre os órgãos dos sentidos.

Percepção: Reflecte o objecto no seu todo, inclui a apreensão dos objectos, das suas propriedades e relações. O carácter da percepção depende do nível de conhecimentos que o individuo possui e dos seus interesses.

1 -A primeira forma elementar do conhecimento são as sensações.

2 – A seguinte é a percepção  a percepção já é o conjunto de todas as sensações, a sensação surge no contacto directo da pessoa com o mundo objectivo.

3 – Imaginação a 3ª forma do conhecimento  a imaginação também é perceptiva mas surge sem o contacto com o objecto. Imaginação é a forma de passagem do conhecimento sensitivo para o abstracto.

4 – O nível mais alto do conhecimento é o pensamento abstracto.( conceito é o produto do abstracto).

5- O Juízo – conceitos que estão em ligação mútua . Qualquer verdade qualquer lei estão exprimidas em forma de juízo. Quando dizemos que a substituição do dia pela noite é lei, estamos a exprimir um juízo. Em qualquer juízo pode encontrar-se a conexão entre o singular e o geral, identidade e diferença o casual e o necessário, etc. Todo o conhecimento, se é real tema forma de juízo ou sistema de juízos.

6- O  raciocínio: dois ou vários juízos postos na ligação lógica mutua e que estão a dar o conhecimento. (ex: todas as pessoas são mortais, eu sou pessoa, por isso sou mortal). Raciocínio é a obtenção  de um novo juízo ( conclusão) a partir de determinados juízos ( premissas). Por meio do raciocínio é possível , partindo  do conhecimento existente, obter novos conhecimentos.

Representação: conhecimento figurado dos objectos por nós percebidos no passado, mas que num dado momento não actuam sobre os órgãos dos sentidos. As representações surgem como resultado da percepção de acções externas e da sua posterior conservação dos sentidos.

Imaginação: forma superior de representação. O homem pode combinar criadora mente e formar com relativa liberdade novas imagens na sua consciência.

Perda de sensação:a perda da capacidade de sentir arrasta consigo a perda da consciência.

Origem da Consciência: a consciência tem a sua origem no trabalho. O trabalho criou o homem. O trabalho criou o cérebro humano. O conhecimento foi criando e desenvolvendo a consciência do homem.

Critica da concepção idealista e materialista vulgar da consciência:todos os idealistas atribuíram à origem da consciência uma coisa sobrenatural ( um Deus)que não era produto da matéria mas criadora da matéria. Dizem que a consciência é primária e a matéria secundária. Os materialistas vulgares não concebem a consciência como produto do cérebro. Identificam a consciência como matéria.

A linguagem e a consciência: a consciência e linguagem surgem do desenvolvimento das condições de vida dos nossos antepassados.

Formação da consciência e linguagem:a consciência e a linguagem só se puderam formar no processo de trabalho, que exigia acções colectivas e coordenadas dos indivíduos e não se podiam realizar sem um intimo contacto, sem uma permanente comunicação entre eles. A linguagem dos homens serve como meio de comunicação entre os indivíduos e  como instrumento do seu pensamento.

Unidade da consciência e linguagem:a consciência e a linguagem constituem uma unidade, mas uma unidade internamente contraditória de fenómenos diferentes. A consciência reflecte a realidade e a linguagem designa-a e exprime os pensamentos.

A consciência surgiu historicamente ao mesmo tempo que a linguagem e sobre a sua base material. A linguagem é um poderoso meio de desenvolvimento da consciência dos homens.

Critica do agnosticismo:

Agnosticismo – separação entre o conhecimento e a realidade que lhe é exterior. Dúvidas sobre a realidade do mundo externo. Tudo até à negação da existência das próprias coisas.

David Hume, sec. XVIII – foi quem elaborou as bases teóricas do agnosticismo. Hume recomendava, não o conhecimento, mas sim a fé e a força do hábito.

Kant. 1724-1804 – submeteu a uma análise circunstanciada o processo do conhecimento e os seus elementos : sentidos, raciocínio, a razão. Kant descobriu o mundo complexo e contraditório do conhecimento, mas divorciou-o das coisas do mundo real.

Os agnosticistas pressupõem a presença na consciência e raciocínio de formas de sensação e raciocínio antes  e independentemente da experiência.

O agnosticismo reflecte a posição e a concepção do mundo de certos extractos da sociedade.

O agnosticismo contemporâneo existe sob a forma de neopositivismo ou positivismo lógico. Não se apresenta contra o pensamento em geral, mas admite-o apenas sob a forma de cálculos lógicos. ( demonstração lógica, operações com sinais)

33 respostas a 09-Surgimento e essência da consciência

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