10- O papel activo da consciência na vida e na actividade da humanidade, a consciência das massas, condição importante da transformação revolucionária da sociedade.

-A consciência humana é qualitativamente diferente da consciência animal, surge e desenvolve-se sobre uma base qualitativamente nova, o trabalho humano, a produção social.

-Os clássicos do marxismo demonstraram que o trabalho criou o homem e foi também o trabalho que fez surgir a consciência humana.

-A natureza, o ser, o mundo material é o  primário e a consciência, o pensamento  é o secundário o derivado. Assim, a vida material da sociedade o ser social também é primário enquanto a sua vida espiritual é secundária.

Conforme seja o ser da sociedade, as  condições de vida da sociedade, assim são as suas ideias, teorias, concepções politicas e instituições politicas.

– Somente modificando a infra-estrutura material económica da sociedade, pode-se modificar também toda a superstrutura que sobre ela se ergue – as concepções sociais, politicas, e outras e as instituições que lhes correspondem.

-A tomada do poder pela classe operária é necessária, a esta, justamente para que, utilizando o poderoso instrumento que representa um poder estatal ilimitado, possa derrocar, abolir as relações de produção capitalistas, que constituem a infra-estrutura do capitalismo e em seu lugar consolidar as relações socialistas de cooperação e ajuda mútua entre pessoas livres da exploração.

-Da tese do materialismo marxista sobre o carácter primário do ser social e secundário da consciência social não se segue de forma alguma que se deva subestimar o papel e o significado das ideias no desenvolvimento da sociedade.

Lenine ” sem teoria revolucionária, não pode haver movimento revolucionário”

Estrutura e forma da consciência social – carácter classista da consciência social na sociedade de classes.

A consciência social  é em  todas as suas formas e manifestações, a reflexão do ser social. Esta reflexão não é passiva, não é mecânica. Este é um processo activo, é também um processo selectivo.

A consciência social reproduz algumas partes do ser social e numa forma especifica. ( ex. a arte reflecte a vida na sua própria forma)

1- Reflecte-se sempre de forma especifica;

2 – A consciência social não só reflecte o mundo mas também actua sobre ele;

3 – Na sociedade de classes a consciência social tem carácter de classe;

  • reflecte e exprime os interesses de classe determinadas;
  • a religião não está fora dos interesses de classe;
  • a luta de classes realiza uma influência decisiva na consciência social.

4 – A consciência social é a reflexão do ser social na consciência social, não há nada que não exista no ser social que não exista na sociedade.

A consciência social significa uma independência relativa.

a)- a consciência social pode ultrapassar o ser social;

b)- a consciência social pode prever o desenvolvimento da sociedade;

c)- pode prever os inventos que irão passar na sociedade mas que ainda não existam.

Atrasos na consciência social – Por vezes as religiões tornam- se grandes meios de influência politica. ( três religiões principais: Budista, Islâmica e católica).

A consciência desenvolve-se através da luta.

Estrutura da consciência social– Politica: relações politicas – organizações politicas- ideologia politica.

Superior: sistema politico

Inferior: relações de produção – modo de produção: produção, troca, distribuição, consumo.

Relações económicas são objectivas.

Relações politicas são subjectivas.

Níveis de consciência: Inferior: consciência quotidiana, forma-se de forma espontânea. Neste nível, inferior, existem traços de consciência política, apenas em forma de descontentamento.

Nível superior – Ideologia. A ideologia forma-se através dos representantes especialmente preparados, das classes dominantes. Ideologia representa um sistema das ideias , teorias, pontos de vista.

A ideologia tem carácter de classe, surge na sociedade de classes.

A ideologia inclui várias formas da consciência social :

Ideologia politica – ideias, pontos de vista elaborados pelas teorias, politicas para defesa da classe dominante.

Moral– sistema das normas, dos princípios que regulam as relações entre as pessoas- sobre o bem e o mal – o justo e não justo – esta é a forma mais antiga da consciência, surge mesmo na sociedade sem classes. Na sociedade de classes recebe carácter de classe.

Ciência – ciência sociais.Filosofia. Arte. Religião

Esta é estrutura da consciência social.

Diferença entre as formas da consciência social:

Diferença pelo objecto da reflexão – cada forma de consciência social tem o seu objecto.

Arte e beleza – relação estética do homem com a natureza.

Também se diferencia pela maneira de reflectir. A ciência reflecte o mundo na  forma de categoria cientifica.

A arte reflecte o mundo na forma de imagens artísticas.

A religião – forma deturpada da reflexão, ( esta é a diferença entre as outras formas).

Correlação entre consciência individual e social: é a correlação entre o geral e o particular. A consciência individual reflecte a particularidade do caminho percorrido ao longo da vida.Mas na nossa consciência há coisas da consciência dos outros -moral, ideologia, etc.

A consciência social reflecte os traços positivos da consciência individual.

A religião e a igreja na luta ideológica contemporânea:

A religião é um reflexo deformado e fantástico da realidade.

Os ideólogos das classes  exploradoras tentam demonstrar que a religião é eterna, que o sentimento religioso é inculcado no homem pela natureza. Na verdade, a religião surge sómemte em certo grau de desenvolvimento da sociedade.

O traço mais importante da religião é a fé no sobre- natural.

Na religião os trabalhadores tentaram encontrar a salvação para as enormes misérias e tormentos que lhes impõe a sociedade de exploração.

Toda a religião é reaccionária. É um instrumento de opressão espiritual, de escravidão, um meio de reforçar o domínio dos exploradores.

Sendo um fenómeno da superstrutura, a religião aspira, na sociedade de classes, por ela apoiada, a consolidar o regime de exploração.

Preconiza a submissão indiscutível aos exploradores, a resignação em face do destino, a não resistência ao mal e à violência e assim paralisa a energia revolucionária das massas, leva-as à passividade, à renuncia voluntária, tudo segundo a vontade de Deus.

Presentemente a religião serve o imperialismo reaccionária na sua luta contra a classe operária, contra as forças do socialismo e do progresso.

O papel reaccionário da religião revela-se ainda em que é ela profundamente hostil à ciência,à concepção cientifica do mundo.

Hoje, sendo impotente para impugnar as enormes conquistas cientificas, a igreja tenta conciliar a ciência com a religião e demonstrar que as conquistas cientificas não contradizem a fé, mas se combinam com ela.

Tais tentativas são fadadas ao mais completo fracasso. A ciência e a religião são irreconciliáveis. A ciência proporciona ao homem conhecimento seguros sobre o mundo, sobre as leis do seu desenvolvimento. Ajuda-o a dominar as forças da natureza e da sociedade. a organizar a actividade produtiva. A religião, escamoteia a essência do mundo, oferece dele uma falsa ideia.

 

24 respostas a 10- O papel activo da consciência na vida e na actividade da humanidade, a consciência das massas, condição importante da transformação revolucionária da sociedade.

  1. I’ve learn several excellent stuff here. Definitely value bookmarking for revisiting. I wonder how much effort you place to create this kind of wonderful informative web site.

  2. So content to get identified this post.. I found compassionate team. So happy to have identified this publish..

  3. Tofes diz:

    Não fiz nada de novo, limitei-me a colocar aqui os meus apontamentos do estudo sobre os clássicos do Marxismo- Leninismo.
    Há que aprofundar esse conhecimento com o estudo sistematizado:
    Para um estudo básico introdutório do marxismo-leninismo, e para ser enriquecido a cada momento, o estudante deverá começar com o seguinte: “Manifesto Comunista” de Marx e Engels, “Socialismo Utópico e Científico” e “Discurso à Beira do Túmulo de Carlos Marx” de Engels (em “Obras escolhidas” de Marx, vol. IX); “Economia Política” de Leontiev, “Estado e Revolução” e “Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo” de Lénin, “18 Brumário de Luis Bonaparte” e “Guerra Civil na França” de Marx, “Fundamentos do Leninismo” de Stalin (os capítulos sobre a teoria e o Partido), “Frente Única Contra o Fascismo” de Dimitrov, e “Marxismo-Leninismo vs. Revisionismo”, de W. Foster e outros.

  4. i didn’t even see something like this before because of the scarcity of this type of information. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

  5. Tofes diz:

    Nunca tive qualquer problema com o navegador.
    Possivelmente terá algum problema com a configuração do blogue.

    Obrigado

  6. I am really loving the theme/design of your web site. Do you ever run into any web browser compatibility problems? A handful of my blog audience have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Firefox. Do you have any recommendations to help fix this issue?

  7. I’ll right away grab your rss feed as I can’t to find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you’ve any? Kindly let me know in order that I may just subscribe. Thanks.

  8. Precisely what I was seeking for, thankyou for putting up.

  9. Sweet blog! I discovered it even though searching on Yahoo News. Do you’ve any ideas on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a even though but I never appear to get there! Thanks

  10. I simply want to mention I’m newbie to blogging and really enjoyed your blog. Most likely I’m going to bookmark your website . You surely come with great writings. With thanks for revealing your web page.

  11. I simply want to say I’m very new to weblog and absolutely savored your web page. Very likely I’m planning to bookmark your website . You definitely come with fantastic writings. Thank you for revealing your blog.

  12. Useful information. Fortunate me I found your site by accident, and I’m shocked why this coincidence didn’t came about in advance! I bookmarked it.

  13. I just want to say I am beginner to weblog and definitely savored this website. Probably I’m likely to bookmark your website . You actually have awesome posts. Appreciate it for sharing your web page.

  14. i have been looking for something like that in google so that i found you. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

  15. Tofes diz:

    Obrigado.

  16. i was exactly talking about this with a friend yesterday, and now i found about it in your blog. this is awesome. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

  17. thanks very much for this great post! i had a lot of interesting thoughts while reading this which i might just put into action right away. thanks. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

  18. thanks a lot for enjoying this beauty article with me. i am appreciating it very much! lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

  19. your website is very stylish and modern. and your articles are all informative. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s