002-As raízes a essência e as manifestações do oportunismo de direita.

As raízes a essência e as manifestações do oportunismo de direita.

Lenine: “ oportunismo significa o sacrifício dos interesses vitais das massas em favor dos interesses imediatos duma minoria insignificante de operários”

 Significa a aliança entre determinada camada da classe operária e  a burguesia.

A força dos oportunistas provém da sua aliança com a burguesia, com os governos.

Raízes sociais do oportunismo

A base social do oportunismo no movimento operário encontra-se sobretudo em certas camadas intermédias da classe operária, camadas de origem e concepções pequeno- burguesas.

Aumentos de salários a certas categorias de operários. A substituição de formas brutais de exploração por outras mais flexíveis e disseminadas, alargam as ilusões reformistas numa parte dos trabalhadores.

A propaganda burguesa, através dos meios de comunicação, que esta controla, procura inculcar nos operários a sua ideologia o que contribui para desenvolver o espírito oportunista.

O peso dos intelectuais na sociedade, muitos deles continuando fieis às suas concepções pequeno-burguesas, tornam-se porta-vozes das influências não proletárias nos Partidos Comunistas, dado que muitos militam nos Partidos Comunistas.

Raízes políticas do oportunismo

Períodos de prosperidade económica e sob influência da ideologia burguesa expandem-se as ilusões reformistas na classe operária, são alimentadas ilusões em alguns, criando o clima favorável para os desvios de direita no movimento operário.

Políticas de reformas da burguesia levam também ao oportunismo de direita.

As dificuldades, derrotas, os revezes fazem vacilar os homens e mulheres pouco firmes, arrastando-os para o oportunismo de direita, para o abandono da luta, para a conciliação com o inimigo.

Oportunismo de direita, o revisionismo é uma corrente hostil ao Marxismo e aos interesses revolucionários da classe operária.

Esta corrente oportunista substitui a luta de classes, contra o capitalismo e a vitória da Revolução Socialista, pela defesa da paz de classes entre a burguesia e o proletariado.

O oportunismo de direita traduz-se em posições liquidacionistas e na conciliação com a política e ideologia da social-democracia.

O objectivo do oportunismo consiste em desviar os proletários duma consequente luta de classes e empurra-los para pequenas reformas, que nada alteram os alicerces do sistema burguês.

Manifestações do oportunismo de direita

– Opõem Lenine a Marx, dizendo que Lenine deforma o Marxismo;

– Declaram que o Leninismo é um fenómeno “puramente russo” não aplicável a outros países;

– Outros defendem apenas o “Marx Jovem” considerando o “Marx Velho” uma desvirtuação do Marxismo;

– Aparecem recentemente os oportunistas que dizem que o Leninismo deve ser melhorado, que na nossa época já não é válido;

– Atacam a teoria da Revolução Socialista;

– Contestam o papel dirigente da classe operária e do Partido Comunista na Revolução e construção do Socialismo;

– Pretendem confundir o Socialismo com a democracia burguesa;

 – E a pretexto das especificidades das condições nacionais abandonam as leis gerais da Revolução e da construção do Socialismo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s