01-Introdução

Marx e Engels

Um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo. Todas as potências da velha Europa unem-se numa Santa Aliança para conjurá-lo: o papa e o czar, Metternich e Guizot, os radicais da França e os policiais da Alemanha.

Onde está o partido na oposição que não tivesse sido vilipendiado pelos seus adversários no poder como comunista, onde está o partido na oposição que não tivesse, em resposta, brandido o ferrete do comunismo tanto contra os oposicionistas mais progressistas como contra os seus adversários reaccionários?

Deste facto decorrem duas conclusões.

     O comunismo já é reconhecido por todos os poderes europeus como poder.

     É já tempo de os comunistas exporem abertamente ao mundo inteiro o seu modo de ver, os seus fins, as suas tendências, e de contraporem à lenda do espectro do comunismo um Manifesto do próprio partido.;

Com este fim, reuniram-se, em Londres, comunistas de várias nacionalidades e redigiram o manifesto seguinte, que será publicado em inglês, francês, alemão, italiano, flamengo e dinamarquês.

 O manifesto do Partido Comunista, sobre a missão histórica universal da classe operária.

A missão histórica do proletariado, derrubar a burguesia exploradora e instaurar a ditadura do proletariado que vai levar ao desaparecimento das classes, à sociedade sem classes.

Marx e Engels demonstraram que a sociedade capitalista, baseada na propriedade privada e na exploração, terá de dar lugar, com a mesma inevitabilidade com que substituiu o feudalismo, a uma sociedade sem exploração e sem classes, à sociedade comunista.

A burguesia que derrubou o feudalismo não acabou com os antagonismos de classe. Não fez mais do que colocar novas classes, novas condições de luta, no lugar das anteriores.

A Burguesia onde ascendeu ao poder desempenhou um papel revolucionário. Pôs termo a todas as relações retrogradas, feudais.

Revolucionou continuamente os instrumentos de produção, as relações de produção, a totalidade das relações sociais.

A burguesia aglomerou a população, centralizou os meios de produção e concentro a propriedade em poucas mãos.

À medida que se desenvolveu a burguesia, desenvolveu-se também o proletariado, a classe dos modernos operários, os quais só vivem enquanto têm trabalho e só têm trabalho enquanto o seu trabalho aumentar o capital.

No lugar da exploração dissimulada por ilusões políticas e religiosas a burguesia coloca a exploração seca, directa, despudorada, óbvia.

Na medida em que cresce a maquinaria e a divisão do trabalho cresce também a quantidade do trabalho, pelo aumento das horas de trabalho, seja pelo aumento do trabalho exigido num lapso de tempo, pelo funcionamento acelerado das máquinas.

Aos operários é-lhes dado só os meios de sua subsistência de que carece para o seu sustento e para a reprodução da sua espécie.

Assim aparecem as lutas contra a burguesia que começam com a existência do proletariado e burguesia.

A missão histórica pertence ao proletariado porque ele é uma classe realmente revolucionária.

Todas as classes anteriores que se apoderaram do poder procuraram proteger uma posição social já alcançada e para tal submeteram toda a sociedade às condições do seu lucro.

Os proletários só se podem apoderar das forças produtivas sociais abolindo o seu próprio modo de apropriação anterior.

Os proletários nada têm de seu a proteger, têm sim a destruir todas as seguranças privadas e os seguros privados anteriores.

Todos os movimentos anteriores foram movimentos de minorias ou nos interesses das minorias.

A burguesia é incapaz de dominar porque é incapaz de garantir ao seu escravo a própria existência na escravidão, porque é obrigada a deixá-lo afundar-se numa situação em que tem de ser ela a alimentá-lo, em vez de ser alimentada por ele.

A burguesia produz antes de mais o seu próprio coveiro. O seu declínio e a vitória do proletariado são tão inevitáveis uma como a outra.

– A missão histórica da classe operária surge da sua posição na produção;

– A classe operária é a mais numerosa;

-Libertando-se da exploração capitalista a classe operária liberta as outras classes;

– A classe operária não tem nada a perder a não ser as suas algemas;

-Nas condições em que a classe operária vive e trabalha, ela formam mais consciência que qualquer outra das camadas trabalhadoras.

 O manifesto do Partido Comunista, sobre o partido político da classe operária e os princípios da sua política.

O manifesto do Partido Comunista foi escrito por Marx e Engels em 1848.

Aborda quatro aspectos:

1-     Justificação da inevitabilidade da morte do capitalismo e do triunfo do socialismo;

2-     Revelação da missão histórica do proletariado como força principal da revolução socialista;

3-     Preparação da teoria sobre o Partido da classe operária, seu programa e sua táctica;

4-     Justificação do princípio do internacionalismo proletário.

Os partidos Comunistas são Partidos ligados ao proletariado com interesses comuns aos do proletariado.

Marx e Engels no manifesto ensinam que o Partido Comunista é chamado a ser o destacamento do proletariado mais avançado, resoluto, que dá o impulso ao movimento para a frente.

A diferença entre o Partido Comunista e as demais organizações consiste em ser o porta- voz dos interesses do proletariado em geral durante todas as etapas do seu desenvolvimento e não de qualquer da sua parte.

Na luta dos proletários dos diversos países os comunistas defendem os interesses gerais de todo o proletariado, independentemente da nacionalidade.

Isto é, os comunistas actuam como uma força internacional, reflectindo, deste modo, tanto o carácter comum da situação social de todo o proletariado mundial bem como a existência do inimigo comum e dos objectivos comuns da classe operária de todos os países.

Marx e Engels formularam no manifesto uma série de princípios fundamentais da estratégia e da táctica dos proletários.

Os mais importantes:

– Os comunistas lutam pela realização dos objectivos e interesses imediatos da classe operária, mas ao mesmo tempo representam no movimento presente também o futuro do movimento;

– Os comunistas, por toda a parte, apoiam todos os movimentos revolucionários que lutam contra as condições sociais e políticas existentes;

– Os comunistas por toda a parte trabalham para a aliança e o entendimento dos partidos democráticos de todos os países.

 

Objectivos do Partido Comunista:

– Formação do proletariado em classe, liquidação do domínio da burguesia, conquista do poder político pelo proletariado.

– Abolição da propriedade privada burguesa.

6 respostas a 01-Introdução

  1. The most interesting thing I see here is the way you looked at this. It’s not that this isn’t educational, but really, it’s a unique perspective. Where are you from?

  2. Some truly good and utilitarian details on this internet internet site , likewise I believe the style and style holds amazing features.

  3. You really make it seem really easy with your presentation but I find this topic to be really something that I believe I’d never understand. It sort of feels too complex and extremely wide for me. I’m looking ahead to your subsequent publish, I¡¦ll try to get the grasp of it!

  4. I just want to mention I’m beginner to weblog and actually loved you’re blog site. Probably I’m planning to bookmark your website . You actually come with incredible writings. Thanks a bunch for revealing your blog site.

  5. Hey! I’m at work surfing around your blog from my new apple iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Keep up the excellent work!

  6. Val Casale diz:

    I simply want to say I am new to weblog and seriously savored this web page. Likely I’m likely to bookmark your site . You actually have impressive articles and reviews. Appreciate it for revealing your web-site.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s